Público Alvo/Beneficiários
O desenvolvimento do projeto Viaduto das Artes Bernardo Monteiro ( Estação das Artes) beneficiará pessoas de todas as idades desde crianças, adolescentes e jovens e pessoas idosas. Questões pertinentes à diversidade sexual, raciais, étnicas e de gênero serão tratadas cotidianamente. Não serão cobrados ingressos de entrada na exposição, o que garantirá o acesso democrático ao espaço.
Justificativa da Proposição
"Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão; é sensibilidade, criatividade, é vida" (Carl Jung, 1920).
A arte é a expressão máxima da sociedade e a mais democrática em relação à criação e difusão de ideias. A individualidade da compreensão e da interpretação das atividades cotidianas ocupa um espaço único na sinapse que eclode na formação de referências individuais e colabora com a jornada de vida de todas as pessoas. Por isso, torna-se fundamental proteger e defender a arte em todas as suas formas de expressão, fronteiras e possibilidades.
Nesse sentido, o Direito ao acesso à Arte é fundamental para assegurar a promoção e o convívio cultural universal e defender a liberdade de expressão, garantindo a verdadeira e real democracia. Segundo Isaura Botelho (1), esta situação "pressupõe a existência de vários públicos, no plural, com suas necessidades, aspirações próprias e modos particulares de consumo e fruição, tanto na cultura local quanto naquela que pertence a um universo mais amplo, nacional ou internacional.
Sob essa perspectiva, o Viaduto das Artes apresenta uma proposta de ocupação da área sob o Viaduto Bernardo Monteiro, localizada em Contagem/MG, entre a Via Express e a Rua Manoel Pereira Mendes. No local encontra-se a estação de trem Bernardo Monteiro que foi construída em 1910 e desativada em 1988, deixando de servir ao transporte de passageiros. Utilizada como base operacional até o ano de 2011, foi recentemente restaurada e agora o espaço servirá de acolhimento e pesquisa para desenvolvimento das diversas facetas das artes e da cultura.
Dentro do município de Contagem/MG, existe muitos jovens, inclusive coletivos artísticos já formados, onde está concentrado muito dos desafios para a garantia dos direitos dessa população à Cultura e à Arte. O espaço a ser ocupado surge assim como uma importante ferramenta nesse processo de fortalecimento do Direito à Artes, privilegiando tanto trajetórias individuais, quanto coletivas.
O VIADUTO DAS ARTES é uma Organização da Sociedade Civil - OSC, sem fins lucrativos, reconhecida no âmbito nacional pela exitosa ocupação, desde 2015, do baixio do Viaduto do Barreiro em Belo Horizonte, onde gere um espaço cultural composto por salão de exposições, área de apresentações musicais, biblioteca, salas de oficinas, pátio de esculturas e áreas de prática esportiva. No local, promove uma série de atividades socioeducativas de promoção humana e cultural, de caráter gratuito.
O VIADUTO DAS ARTES tem como missão apresentar uma atuação multidisciplinar favorecendo a aproximação do público com o universo artístico, esportivo, social e cultural, tendo por objetivo incentivar e promover atividades e projetos nas áreas da cultura, tecnologia, meio ambiente, educação, esporte, geração de renda, difusão e transferência de conhecimento, inclusão social, práticas de governança e cidadania, por meio de ações próprias e ou conveniadas.
A proposta da OSC é levar sua experiência para implantação de um espaço cultural na área do Viaduto Bernardo Monteiro, acima descrita. O projeto inicial terá como foco a ocupação da Estação Bernardo Monteiro como sala de exposições temporárias, se desdobrando em quatro ações: Identificar e mobilizar atores locais; Mapear demandas territoriais; Realizar diálogos sociais; Implantar projeto piloto com a montagem de uma exposição de artes visuais. Para tanto, será necessário: Contratar equipe para o desenvolvimento do projeto; Realizar pequenos serviços de reforma no prédio, tendo em vista adaptações para recebimento da exposição; Realizar as despesas necessárias com serviços e material; Transporte; Selecionar os artistas e as obras a serem exibidas; Elaborar o projeto expositivo; Montar a 1ª exposição; Promover a abertura da 1ª exposição.
O projeto "Viaduto das Artes Bernardo Monteiro - Estação das Artes" foi executado com sucesso no ano de 2024, atingindo todos os objetivos propostos e gerando um impacto significativo na comunidade local. A ocupação do espaço sob o viaduto e a realização das atividades culturais e artísticas promoveram a ressignificação do espaço público, estimulando o convívio comunitário e o exercício da cidadania. A primeira exposição de artes visuais contou com a participação ativa de artistas locais e regionais, fortalecendo a identidade cultural da região e proporcionando acesso democrático à arte.
Diante dos resultados positivos alcançados e da demanda contínua por atividades culturais na região, justifica-se a renovação do projeto para dar continuidade às ações iniciadas e expandir o alcance das intervenções artísticas. A renovação permitirá a manutenção e ampliação das atividades culturais, garantindo a sustentabilidade do espaço como um polo de arte e cultura em Contagem/MG. Além disso, a continuidade do projeto contribuirá para o fortalecimento das parcerias estabelecidas, a mobilização de novos atores locais e a promoção de um ambiente inclusivo e democrático para a expressão artística.
Para execução deste projeto visamos uma parceria com a Prefeitura Municipal de Contagem, para a disponibilização do imóvel para implantação do Viaduto das Artes Bernardo Monteiro.
(1) Botelho.Isaura: Doutora em Ação Cultural pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Trabalhou na Funarte entre 1978 e 1996, tendo chefiado a Assessoria Técnica da direção executiva no período de 1982 a 1985. Foi Representante Regional do IBAC em São Paulo, entre 1991 e 1995. Publicou o livro Romance de Formação: Funarte e Política Cultural 1976-1990.
Fonte: e-book O Direito das Artes – Uma visão jurídica da Cultura.
Resultados/Produtos Esperados e Impactos Previstos
O resultado do projeto Viaduto das Artes Bernardo Monteiro- Estação das Artes- é a manuntenção da ocupação da área embaixo e entorno do viaduto Bernado Monteiro, localizado em Contagem/MG, promovendo a ressignificação deste espaço público para uso em atividades culturais, para estimular o desenvolvimento de experiências de intervenção urbana de caráter artístico, tendo em vista o convívio da comunidade local para o exercício da cidadania.
O primeiro produto disponibilizado para a comunidade de Contagem será uma exposição com trabalhos de artes visuais a ser exibida na Estação Bernardo Monteiro. Esta exposição será concebida com a participação de artistas de Contagem e região que serão convidados a participar de atividade denominada “Diálogos Sociais”, como forma de Identificar e mobilizar atores locais e mapear demandas territoriais.
Portanto, o impacto principal do projeto é promover uma "Intervenção Artística do Viaduto”, que resultará numa exposição de artes visuais, que inclua as técnicas de fotográfica, desenho, grafite, esculturas e pintura.