INDICAÇÃO DO INTERESSE PÚBLICO ENVOLVIDO:
Executar o projeto Ofício do Mestre com vistas no reforço e intercâmbio entre Economia Solidária e Cultura através do trabalho da capoeira em suas rodas e berimbaladas, contemplando também o aspecto formativo/preparatório de seus mestres, fortalecendo os processos de geração de renda e integração nos mercados de trabalhos em questão.
DIAGNÓSTICO DA REALIDADE QUE SE QUER MODIFICAR, APRIMORAR OU DESENVOLVER:
Uma das práticas mais ricas que o legado cultural africano nos deixou foi a capoeira. Sendo um arquivo de valores culturais, o praticante de capoeira aprende por meio dela fundamentos da cultura africana, bem como, de um ponto de vista afrocentrado, compreende as relações étnicas/raciais e socioeconômicas no Brasil. Misto de jogo, dança, brincadeira e luta, a capoeira desenvolve em seu praticante habilidades artísticas importantes como cantar, tocar diversos instrumentos e ritmos, dançar e interpretar. De modo que, ao incentivar a capoeira na cidade, incentiva-se a formação de cidadãos conscientes, ao mesmo tempo em que se estimula a formação de artistas. As rodas de capoeira se estabelecem como um ritual, sob o toque dos instrumentos, que variam de três ou mais, conforme o mestre, e ao som de cânticos, os jogadores realizam um misto de jogo, dança e luta. As berimbaladas são orquestras de berimbaus, nas quais os músicos apresentam toques da capoeira e ritmos afro.
A capoeira, bem como outras práticas tidas como tradicionais no Brasil, compõe um rol de atividades culturais que desempenham importante papel local de coesão social, expansão e manutenção da cultura, mas que em contrapartida se localizam na marginalidade dos recursos econômicos e financeiros que se movimentam no setor cultural. Os mestres e mestras da capoeira em sua grande maioria se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e pouco ou nada integrados ao mercado (formal) de trabalho.
Em Contagem as rodas de capoeira acontecem nas praças e feiras de Economia Solidária da cidade, sendo que duas feiras importantes de Contagem - a Feira do Eldorado e do bairro Amazonas - nasceram a partir das rodas de capoeira. Com esse viés de interação, já presente nas Feiras de Artesanato, que este projeto visa levar ainda mais a cultura, por meio da prática da Capoeira, para as Feiras de Economia Solidária, que são promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar na Subsecretaria de Trabalho e Geração de Renda, nas 8 (oito) regionais do município de Contagem.
Os municípios têm, conforme disposto no inciso V, artigo 23 da Constituição da República de 1988, a competência de "proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inova??ão". Desta forma, percebe-se que, ao promover este projeto nas Feiras de Economia Solidária do município de Contagem – que são espaços de encontros, de trocas, de lazer, de geração de renda, que prezam, sobretudo, pela valorização do trabalho humano – articula-se, também, a cultura enquanto ferramenta da assistência social.
Compreende-se o papel importante da Economia Solidária, modo de produção baseado nos princípios da cooperação, autogestão e solidariedade, na movimentação econômica dos autônomos locais e do município como um todo e na consecução dos objetivos legais da assistência no que tange a “promoção da integração ao mercado de trabalho”, em consonância com a Constituição Federal em seu Art. 203, inciso III.
Nesse sentido, formar e fortalecer as dinâmicas e os mestres e mestras da Capoeira, com o objetivo de realizar as rodas nas Feiras de Economia Solidária do município, dando uma maior visibilidade a ela e aos seus mestres, tem como propósito contribuir para manutenção, disseminação e expansão desta prática cultural enquanto agente fortalecedor das políticas de assistência social e da Economia Solidária no Município.
INDICAÇÃO DA VIABILIDADE, DOS CUSTOS, DOS BENEFÍCIOS E DOS PRAZOS DE EXECUÇÃO DA AÇÃO PRETENDIDA:
O projeto tem o custo total de 50 mil reis .
O Tempo total de execucao sao 2 meses e meio .
Este recurso garante os Eixos VISIBILIDADE/MOBILIZACAO , FORMACAO , PESSOAL e AUDIOVISUAL.que contemplam esta excelente proposta para a nossa cidade .