Foram realizados estudos de comportamentos em idosos residentes em ILPIs, por Milaneze (2013) e Carli (2004) e demonstraram o quanto o ambiente afeta o comportamento dos usuários de um lugar. Desta forma é essencial criar um espaço com adaptações estruturais específicas para a pessoa idosa, com mobílias e equipamentos próprios e dimensionados de acordo com as necessidades dos residentes e com as normas que regulamentam a atividade, afim de atender as expectativas e contribuir efetivamente para a melhoria de sua qualidade de vida.
E importante criar um espaço no qual o residente se identifique, que ele interprete como sua casa, sua moradia e na qual passará grande parte da sua vida. Por isto a importância de tornar este ambiente um espaço que ele se sinta bem e que possa criar laços afetivos e que o ambiente lhe remeta às lembranças do seu lar.
O espaço pessoal é uma área carregada de conteúdos emocionais; assim, esta área é interpretada pelas pessoas como sua, seu espaço. Quando há invasão do espaço pessoal, normalmente as pessoas se sentem instigadas a apresentar certos comportamentos, muitas vezes não-verbais, que indicam um incômodo, tais como: o afastamento, os desvios de olhar, o bater dos dedos em algum lugar, a ansiedade ou a inquietação, etc.
Outro fator de grande relevância deste projeto é a redução dos acidentes com quedas, pois todo o ambiente foi projetado pensando no conforto e bem-estar dos idosos, com móveis sem quinas expostas com altura de fácil acesso, dimensões e localização que permitam o uso pelo residente de forma segura. Dados do Ministério da Saúde mostram que 70% dos acidentes envolvendo pessoas acima de 60 anos acontecem dentro de suas próprias residências. Por isso, ter um olhar mais cuidadoso nessa área é de grande importância para a criação de um ambiente aconchegante e seguro, seguindo as normas técnicas existentes. Atendendo desta forma os preceitos da Política Nacional de Direitos Humanos PNDH-3, Política Municipal de Direitos Humanos e o Estsatuto do Idoso. Para a execução das atividades previstas no projeto serão observadas todas as normas e diretrizes previstas nos Decretos e Leis Federrais e Municipais que estabelecem os protocolos sanitários de prevenção ao contágio pela covid-19.