Chamamento Nº 316
SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
TERMO DE FOMENTO / Chamamento Público Nº 001/2021
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Data/Hora de envio/entrega das propostas: Até 28/05/2024 23:59
Data/Hora de avaliação/abertura das propostas: 24/05/2024 12:00
OSC Beneficiária: ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS PROJETO DE VIDA
Previsto p/ Investimento: R$ 0,00
Previsto p/ Custeio: R$ 121.471,34
Total: R$ 121.471,34
Proposta(s) Aprovada(s)
Entidade/Valor Publicação Aprovação Termo de Fomento Plano de Trabalho
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS PROJETO DE VIDA
R$ 121.471,34
28-06-2024 28-06-2024
Objeto
Execução do Projeto Violões sem Fronteiras que visa permitir que crianças e adolescentes tenham a oportunidade de desenvolver habilidades que promovam a socializaçãoe valorizaçãoda arte e cultura atraves da apridizagem da música,  com recursos captados por meio de Certificado de Autorização de Captação concedido através do edital de Chamamento Público nº 001/2021 promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Contagem.
Contrapartida
Conforme Art 35 da Lei 13019/2014, § 1o  não será exigida contrapartida financeira como requisito para celebração de parceria.
Público Alvo/Beneficiários
30 CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Justificativa da Proposição
 A música é um antiga forma de expressão humana e transmite significados com funções psicológicas, cognitivas, emocionais e sociais para o individuo. Acreditamos que a formação musical e a pratica orquestral reproduz, em parte, uma estrutura da própria sociedade, mas com diferenças fundamentais em termos de interdependência, cooperação e propósitos comuns,  tornando-se, portanto, relevante para o aprendizado social (motta; Schimitt, 2017) para as crianças e adolescentes inseridos no projeto. Iniciada em 2012, a oficina de iniciação musical, é desenvolvida pela Osc, voltada para adolescentes inscritos e  uma das ações de prevenção ao uso indevidos de drogas, desenvolvidas na entidade.                                                                                                                                                
Neste contexto, o ensino da musica e a prática orquestral proporcionam novas experiências para os jovens, como por exemplo, a influência das apresentações realizadas pela orquestra, na mudança de comportamento e valores, que serão definitivos para a transformação individual. No espaço orquestra, os jovens são levados a ver o mundo de uma forma cooperativa e interdependente para a construção de algo comum. São inteligados por uma clara intedependência de habilidades, competências e propósitos, auxiliados por um poderoso aglutinador emocional que é a própria música.                                                                                      
A influência da música, como um elemento de grande penetração no espaço transicional, descrito por Winnicott, 1967, aponta uma forma de comunicação que penetra de maneira sutil nas defesas, permitindo estabelecer contato com o que é mais primitivo e que se esconde dentro do individuo. A música seria assim uma ponte entre o mundo interno (eu mais pessoal e intransferível) e o mundo externo, no qual compartilhamos a realidade com os outros.                                    
Nos últimos anos a orquestra vem obtendo grandes resultados no que se refere no âmbito musical, e sobretudo na promoção da sociedade e valorização de inumeras crianças e adolescentes, que passaram pelo projeto no decorrer dos anos.
A interconexão é a base do desempenho e fundamental para a melhoria individual e coletiva. Pertencer ao grupo é de grande relevância para o desenvolvimento psicossocial de individuos, sendo o reconhecimento e a aprovação dos demais fundamentais para o sentimento de pertença (Dantas, 2010) .Observamos que o uso da música favorece muito, pois através dela, o adolescente libera tensões e desenvolve o espírito de companheirismo, podendo desenvolver a coordenação de movimentos e expressão corporal, além de outras habilidades como aprender a ouvir, não só música, mas outros sons do seu cotidiano e até mesmo o silêncio.
Resultados/Produtos Esperados e Impactos Previstos
10 crianças e adolescentes qualificados para a execução de repertório de música popular brasileira com utilização de violão.
10 crianças e adolescentes qualificados para a execução de repertório de música popular brasileira com utilização de violino.                                                                                                     
10 crianças e adolescentes qualificados para a execução de repertório de música popular brasileira com utilização de flauta doce.       
Forma de Execução
Realizar oficina de música para 30 crianças/adolescentes, inscritos no projeto visando garantir a oportunidade de desenvolver habilidades que promovam a socializaçãoe valorizaçãoda arte e cultura atraves da música.
Critérios de Avaliação e de Cumprimentos das Metas
Mínimo de 21 de crianças e adolescente matriculados e frequentes nas oficinas.
Definição dos Parâmetros para Aferição
1. FICHA DE INSCRIÇÃO ASSINADA PELO RESPONSÁVEL LEGAL DA CRIANÇAS, ACOMPANHADO DA AUTORIZAÇÃO DO USO DA IMAGEM E DIVULGAÇÃO DE DADOS CONFORME EXIGIDO PELA LGPD,
2. REGISTRO FOTOGRÁFICO DAS OFICINAS REALIZADAS;
3. DIÁRIO DE FREQUENCIA, ATESTADO PELO EXECUTOR DA OFICINA E REPRESENTANTE DA OSC.