Chamamento Público Nº 491
SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
TERMO DE FOMENTO /
Chamamento Público Nº 002/2023
Data/Hora de envio/entrega das propostas: Até 12/12/2025 23:59
Data/Hora de avaliação/abertura das propostas: 02/12/2025 00:01
OSC Beneficiária: ASSOCIAÇÃO MOVE CULTURA
Previsto p/ Investimento: R$ 6.000,00
Previsto p/ Custeio: R$ 1.173.930,50
Objeto
Execução do projeto “Inovar para Transformar” que visa facilitar o acesso à tecnologia e contribuir para a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e suas famílias, promovendo a inclusão social, por meio da oferta de cursos de introdução à tecnologia nas áreas de Inteligência Artificial, Design Generativo, Ciência de Dados e Engenharia de Prompt (Games), com recursos capatados ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente de Contagem por meio do Certificado de Autorização de Capacitação, concedido pelo Conselho Municipal de Diretos da Criança e Do Adolescente de Contagem através do de Edital de Chamamento Público 002/2023.
AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO
| CRITÉRIOS DE JULGAMENTO |
METODOLOGIA DE PONTUAÇÃO |
|
|
|
PONTUAÇÃO MÁXIMA DO ITEM:
1,0
|
|
PONTUAÇÃO MÁXIMA GLOBAL:
0,0
|
Contrapartida
Conforme Art 35 da Lei 13019/2014, § 1o não será exigida contrapartida financeira como requisito para celebração de parceria.
Público Alvo/Beneficiários
80 adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 14 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradores de vilas e aglomerados, regularmente matriculados nas escolas públicas do município de contagem.
Justificativa da Proposição
O projeto foi idealizado pelos colaboradores da Associação Move Cultura, pois todos foram alunos de escolas públicas das periferias de Contagem e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Neste sentido, identificamos que no decorrer da última década houve um sucateamento dessas escolas, a infraestrutura das mesmas não acompanhou os avanços tecnológicos que foram surgindo ao longo do tempo, considerando ainda, que nem todas as escolas públicas da RMBH possuem laboratório de informática.
A pandemia evidenciou ainda mais essas desigualdades que já são enfrentadas no cotidiano de todo o país. Há escolas que têm infraestrutura adequada e de qualidade, e outras que não, o que já impacta no aprendizado das crianças e dos adolescentes.
Os dados apresentados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por meio da pesquisa TIC Kids Online 2019, publicada em junho de 2020, demonstram que no Brasil 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa de 9 a 17 anos, não têm acesso à internet em casa.
Mesmo assim os aparelhos celulares são os equipamentos mais presentes nas residências brasileiras. A pesquisa aponta que os celulares estão em 100% dos lares de classe A e em 84% nas camadas D e E.
Para suprir essas lacunas, que junto com a nossa rede de parceiros e apoiadores, oferecemos uma formação diferenciada para conectar pessoas, em situação de vulnerabilidade social, à novas possibilidades de estudo, trabalho, empreendedorismo e cidadania. Incentivamos este grupo a descobrir o potencial da tecnologia para transformar suas vidas e o mundo.
Enfim, a oferta dos cursos e das atividades do festival contribuem significativamente para preparar os participantes para o futuro e para os impactos da tecnologia na transformação da sociedade e do mundo do trabalho.
Resultados/Produtos Esperados e Impactos Previstos
1 - Aperfeiçoar o desenvolvimento dos educandos através da transformação de seus potenciais, aptidões e competências - Aprovação dos parâmetros metodológicos apresentados para execução do projeto por parte dos jovens participantes e da comunidade.
2 - Inserir os adolescentes no universo da tecnologia, das artes digitais e da inovação, os qualificando e tornando-os aptos para atuar no mercado de trabalho. Proporcionar oportunidades para os jovens desenvolverem de forma colaborativa e participativa as técnicas apresentadas durante o processo de formação.
3 - Potencializar a atuação e participação ativa na busca de melhorias, por meio de soluções criativas para as demandas coletivas de suas comunidades - Contribuir com o despertar dos jovens como protagonistas das conquistas sociais necessárias para o desenvolvimento de suas comunidades.
4 - Promover, por meio do Festival de Artes Digitais, um intercâmbio de referências estéticas entre os jovens e todos aqueles com quem estabelecerem relações durante a formação. - Demonstrar o impacto das formações no incentivo ao potencial criativo dos beneficiários. Promover trocas e intercâmbio de conhecimento.
Forma de Execução
Promover no período de 10 meses, 4 oficinas digitais, para 80 adolescentes de 14 a 17 anos, sendo 20 vagas para Introdução a Inteligência Artificial, 20 vagas para Design Generativo, 20 vagas para Introdução a Ciência de Dados, 20 vagas para Engenharia de Prompt (Games). Cada modalidade de oficina terá carga horária total de 40 horas/aula, com aulas 2 vezes por semana com 2 horas de duração. Cada turma formada por 10 alunos, e no segundo semestre mais 4 turmas de 10 alunos.
Critérios de Avaliação e de Cumprimentos das Metas
1- Percentual de 70% dos adolescentes inscritos e frequentes nas oficinas.
2 - Avaliação do nível de renda, escolaridade, de participação comunitária, taxa de inserção no mercado de trabalho e oportunidades de capacitação.
3 - Análise quanto ao sentimento de capacidade de mudança da vida pessoal e das condições econômicas e sociais nas quais os jovens vivem.
4 - Posse de meios e habilidades; Capacidade de planejar e realizar projetos, ações e produtos.
5 - Número de participantes nas atividades, qualidade do produto/serviço, desenvolvido.
Definição dos Parâmetros para Aferição
1 - Relação de inscritos e lista de frequência
2 - Registros fotográficos das aulas
3 - Aplicação de questionário de avaliação
4 - Atividades práticas
5 - Observação participante, análise quantitativa e qualitativa