TERMO DE COLABORAÇÃO 001/2024 • APOSTILAMENTO Nº 2

DESCRIÇÃO DO OBJETO
Desenvolvimento de ações voltadas à promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, por meio de atividades que valorizem e promovam o protagonismo, o empoderamento e a convivência comunitária através de políticas públicas com o foco em arte e cultura, esporte e lazer, inclusão digital e rodas de conversas. Reduzindo situações de isolamento social e melhorando a qualidade de vida da pessoa idosa, no âmbito do Município de Contagem – MG
 
Modalidade: Chamamento Público 001/2023
Nº do Processo Administrativo: 005/2024
Valor Global: R$ 6.959.144,53
Vigência: 01-03-2024 à 01-03-2025 | Assinatura: 01-03-2024
Termo/Plano
... Termo assinado Plano assinado
PLANO DE TRABALHO
APOSTILAMENTO Nº 1
*** APOSTILAMENTO Nº 2 ...
Metas
Meta Detalhamento da Meta Quantidade
REALIZAR ATENDIMENTO A PESSOAS IDOSAS ATRAVÉS DE BAILÕES DA TERCEIRA IDADE E OFICINAS DE ARTE LIVRES (ARTE E CULTURA, ESPORTE E LAZER, INCLUSÃO DIGITAL E RODAS DE CONVERSA) COM COMPROVAÇÃO MINIMA DE 70% DE PARTICIPAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS NAS ATIVIDADE Atividades a serem executadas

Bailões da Terceira Idade
Os bailes criados para a terceira idade, além dos benefícios da dança, proporcionam também uma maior integração e socialização dos idosos, pois são espaços agradáveis e com clima familiar, onde é possível fazer amizades e trocar experiências.
Ao frequentar bailes a pessoa idosa terá o seu momento de lazer e interação social, pois por meio da dança as pessoas se socializam e trocam experiências e criam laços afetivos.
Conhecer e interagir com pessoas também é uma atividade altamente benéfica, já que conversar e ter amigos previne a depressão e proporciona uma melhor qualidade de vida. E a dança, além de ser divertida, estimula o aumento de suas conexões neuronais que dão maior habilidade no aprendizado e na memória, deixando com uma mente e corpo mais saudáveis.
Deverão ser ofertados bailões semanais em cada uma das regionais presentes no Programa Contagem na Maturidade com a perspectiva de realização de dois bailões temáticos em todas as regionais em datas previamente programadas.

Oficinas Livres (Artes e Cultura, Esporte e Lazer, Inclusão Digital e Rodas de Conversas)
Deverão ser ofertadas oficinas nas mais variadas modalidades: de Artes e Cultura, Esporte e Lazer, Inclusão Digital e Rodas de Conversas buscando desenvolver potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã, bem como evitar o isolamento e promover o empoderamento e o convívio comunitário:

Artes e Cultura
A arte na terceira idade, além de ser considerada uma forma de entretenimento, também traz benefícios para a saúde física e mental do idoso. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, promovê-la e possibilitá-la para as pessoas oferece uma dimensão adicional, ou seja, em todos os sentidos somos estimulados. Por outro lado, as atividades artísticas estimulam a atividade cerebral, promovendo o raciocínio lógico e a capacidade de analisar. Como se pode observar, inserir práticas artísticas para o idoso é uma possibilidade de exercitar a sua criatividade, de aprender coisas novas, elevar sua autoestima e beneficiar sua saúde física e mental.
Coral Vozes da Maturidade; Cenas da Maturidade; Tambores da Maturidade; Hortas da Maturidade; Artes Manuais; Visitas Culturais, são algumas das oficinas a serem oferecidas ao público idoso.

Esporte e Lazer
Essa modalidade deverá contemplar oficinas que incentivem a prática de atividades físicas e o lazer, tais como dança, ginástica, voleibol, zumba, ioga, hidroginástica, recreação, entre outras atividades que podem ser adaptadas ao público de acordo com a necessidade. Possui como objetivo promover a interação entre os participantes através de atividades que desenvolvam habilidades corporais, incentivem a prática de exercícios físicos, o desenvolvimento saudável e a qualidade de vida dos idosos atuação como instrumento de promoção à saúde;

Inclusão Digital
Tecnologia digital, com vistas à inclusão digital do idoso por intermédio de cursos que o capacitem para o bom uso dos recursos tecnológicos, como redes sociais, informática básica e smartphones, dentre outros;
Rodas de Conversas: Com o objetivo de promover discussões sobre os diferentes aspectos que envolvem o processo de envelhecimento para a melhora da qualidade de vida, trabalhando temas transversais que envolve a garantia de direitos, tais como: Igualdade racial, direitos das mulheres, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência e outras políticas públicas.
 
3500
PROMOVER EVENTOS PARA AS PESSOAS IDOSAS CONFORME CALENDÁRIO PREVISTO 1 - De férias com avós (Dezembro/Janeiro/Julho)
2 - Carnaval da Maturidade (Fevereiro)
3 - Semana de Conscientização sobre a Violência contra o idoso (Junho)
4 - Arraiá da Maturidade (Julho)
5 - Semana de Valorização da Pessoa Idosa (Setembro/Outubro)
6 - Olimpíadas da Maturidade (Outubro)
7 - Comemoração do Natal (Dezembro)
8 - Apresentações do Coral e das danças (A definir)
9 - Feira Livre de artesanatos, arte e cultura com parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar (Trimestral)
10 - Participação em eventos do município (A definir)
 
8
Repasses
Nenhum registro encontrado.
Arquivos
Nenhum registro encontrado.